A música do meu "Crisma"

terça-feira, 27 de abril de 2010

CLC - NG: TIC DR2

As TIC no meio profissional moderno

1 As principais alterações que o computador veio introduzir no domínio profissional foram:
 Ajustamento dos métodos de trabalho o que provocou alguns despedimentos pois o computador consegue ser mais produtivo e eficaz;
 Abertura de novos postos de trabalho;
 Criação de novas empresas relacionadas com o mundo informático;
 Maior eficiência, rapidez e produtividade nas empresas já existentes, com a criação de informática organizada através da aquisição de novos sistemas informáticos, tais como: programas de contabilidade (gestão de stocks, gestão de clientes, gestão de vendas); Internet e intranet; Helpdesk etc…
2 Segundo a LEI DE MOORE: a única certeza é a mudança de absolutamente tudo à nossa volta. Com o constante crescimento de produtos e serviços a preços reduzidos juntando o aumento da população mundial fez gerar uma grande competição entre todos.
Nas empresas hoje em dia, somente a INOVAÇÃO lhes pode dar o chamado diferencial competitivo que é fundamental, pois sem esta característica estarão afastadas de possíveis conquistas e sucesso.
3 Na minha opinião o computador veio facilitar a vida do homem no mercado de trabalho, mas nunca o irá substituir, pois precisa das suas capacidades para ser programado e desempenhar as funções que lhe são solicitadas correctamente.
4 As vantagens do uso dos equipamentos e programas informáticos nos processos de comunicação ou à sistematização e tratamento de informação são as seguintes:
 Maior rapidez nos processos de comunicação (televisão, rádio, internet, telefones e telemóveis etc. …);
 Nas empresas, permitem ganhar tempo, melhoram os métodos, evitam erros e têm como consequência o aumento de lucros, flexibilidade nos procedimentos e eficiência no atendimento.
5 Na minha profissão o uso das TIC decorre da seguinte maneira:
Como trabalho num Instituto de Formação Profissional, todos os dias recebo por fax ou por e-mail imensas fichas de inscrição de pessoas interessadas em participar nos cursos de formação que o IGAP promove, os quais são divulgados em suporte de papel (folhetos), ou através do nosso site www.igap.org.pt. para todas as Entidades Públicas que constam da nossa mailing list.
Quando recepciono essas fichas de inscrição, insiro os dados que nelas constam (nome, nº B.I., data de nascimento, arquivo de emissão do B.I., data de emissão, naturalidade, categoria profissional, habilitações literárias, entidade a que pertence, etc…), num programa de Base de Dados, que foi criado no programa Access, para esse fim.
Nessa Base de Dados são criados os cursos de formação, cada curso tem um código de identificação, para que eu ao inserir as inscrições, as possa colocar nos respectivos cursos, e uma semana antes da data de inicio de cada curso, ser impressa uma listagem de todas as inscrições recebidas até essa data, e feita uma selecção pelas colegas do Departamento de Formação, geralmente por ordem de data de inscrição recebida, ou pelos pré-requisitos exigidos para que essas pessoas possam frequentar o respectivo curso, também tem de se ter atenção ao nº de participantes que cada acção de formação pode ter, e ao nº de lugares em sala. Depois são enviados fax ou e-mails a confirmar as pessoas seleccionadas para esses cursos.
Para cada curso de formação é elaborado um Dossier Técnico-Pedagógico, onde constam fichas de avaliação da acção, resultados finais obtidos, sumários, listas de assiduidade, curriculum dos formadores, lista de participantes e folheto do respectivo curso.
Durante o decorrer da acção, é necessário controlar a assiduidade dos formandos, e no final é atribuído e entregue um certificado de frequência a cada participante que participou na acção de formação.
No Instituto onde trabalho existe um servidor, onde todos os utilizadores estão ligados em rede, para poderem aceder à Base de Dados, e a outros documentos imprescindíveis ao bom funcionamento da formação no IGAP.
Como se pode verificar as consequências do uso das TIC na minha profissão são: maior rapidez; eficiência; reduzida probabilidade de erros; flexibilidade e aumento de lucros pois o uso das novas tecnologias permite melhorar o nosso relatório de actividades com a marcação de mais acções de formação.

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